Entenda como funciona e quais são as oportunidades do mercado de trabalho em Home Care

O home care, que já é uma prática comum em vários países, como os Estados Unidos e a Alemanha, vem crescendo cada vez mais no Brasil. O objetivo é oferecer um tratamento de qualidade, personalizado e humanizado fora do ambiente hospitalar.

Para oferecer todas essas vantagens para os pacientes, é necessário ter profissionais de saúde especializados para atender essa atividade — o que abre inúmeras oportunidades de empregos.

Neste conteúdo, vamos explicar melhor como funciona o mercado home care, quem pode atuar nele e outras informações importantes sobre o assunto. Vamos lá? Boa leitura!
 

O que é home care?

Antes de mais nada, é importante que você entenda exatamente o que é home care ou cuidado domiciliar, traduzido para o português. De maneira objetiva, home care é o ato de prestar serviços de saúde, seja para internação, monitoramento ou atendimento, na casa do paciente.

Na maioria dos casos, esse modelo de prestação de serviços é indicado pelo médico na tentativa de oferecer mais conforto aos pacientes que possuem condições de continuar o tratamento em casa.

O serviço é prestado por uma equipe multidisciplinar, da mesma forma como acontece nos hospitais, e varia de acordo com as necessidades de cada paciente. O que não muda é o fato de todos os profissionais de hoje precisarem ser especialistas com conhecimentos técnicos na manutenção da saúde.

Só assim é possível garantir a eficiência dos procedimentos médicos e do acompanhamento da saúde do paciente. Veja alguns dos serviços que podem ser oferecidos em home care:

- administração e aplicação de medicamentos;
- exames;
- análises clínicas;
- exercícios para reabilitação de pacientes acamados devido à sequelas de doenças respiratórias, neurológicas e ortopédicas;
- aplicação de injeções.
 

Quais profissionais podem trabalhar com home care?

É muito comum associar o trabalho home care com a enfermagem (o que está absolutamente correto), mas além dos enfermeiros, técnicos e auxiliares, existem outros profissionais de saúde que podem oferecer o cuidado domiciliar. 
 
De acordo com as necessidades do paciente, pode ser preciso contratar vários especialistas de saúde. Por isso, a equipe multidisciplinar de cuidado domiciliar pode ser composta por:

- médico;
- nutricionista;
fisioterapeuta;
- fonoaudiólogo; 
- psicólogo;
- dentista;
- e outros profissionais da área da saúde.

As oportunidades de emprego nessa área podem surgir de cooperativas de saúde, hospitais, laboratórios, orfanatos, asilos, clínicas especializadas em home care, entre outros estabelecimentos. Isso sem contar que o profissional pode decidir atuar de forma autônoma.
 

Como está o mercado de trabalho home care?

Não restam dúvidas de que o home care é uma tendência no Brasil. Segundo censo encomendado pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) e realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o número de estabelecimentos home care cresceu 22,8% em 2019 em comparação ao ano anterior.

Os dados obtidos pela Fipe também mostraram que o setor movimentou R$ 10,6 bilhões naquele ano. Esse crescimento foi impulsionado pela pandemia do Covid-19, que superlotou hospitais em todo o país e fez com que mais pessoas desejassem cuidar da saúde longe dos ambientes hospitalares.

Além de contribuir para que as pessoas tivessem menos necessidade de ir até hospitais, laboratórios e clínicas, o home care foi e ainda é necessário para suprir a falta de leitos que aflige a maioria dos estados. Tudo isso faz com que a demanda por profissionais qualificados para atuar com cuidado domiciliar aumente muito.

O mercado de trabalho para profissionais home care é promissor e oferece excelentes remunerações e oportunidades de crescimento. Para quem deseja conseguir espaço no mercado e aproveitar os benefícios do setor, a principal dica é: busque uma especialização em assistência domiciliar.

Se você é formado em Fisioterapia, saiba que o Ibraesp oferece um excelente curso de pós-graduação online de Fisioterapia em Home Care. Clique aqui para conhecer melhor essa oportunidade e fazer a sua matrícula!

Leia também:

Atendimentos domiciliares movimentam bilhões de reais no Brasil.
Por que os fisioterapeutas precisam investir em Home Care?
Você sabia que existem manuais de boas práticas para atendimentos domiciliares?

Gostou deste post?
Ajude-nos a divulgar o mesmo!
Compartilhe ...